41 3095 9502

Facebook

Informativos - Resolução de Conflitos Online

Tem-se falado a cada dia mais no Brasil sobre ferramentas de resolução de conflitos online, também conhecidas como ODR – “online dispute resolution”.

A expansão crescente do comércio eletrônico, o desenvolvimento de novos aplicativos, startups e empresas “tech” têm impactado diretamente na forma como as empresas e os consumidores se relacionam.

Os conflitos, que surgem naturalmente em todo tipo de relação, e que aconteciam face a face, têm sido transpostos cada vez mais para o ambiente virtual.

Essa é uma das razões pelas quais tem se notado uma preocupação cada vez maior do Governo Federal em divulgar a ferramenta “consumidor.gov”, ferramenta de resolução de conflitos online desenvolvida pelo Ministério da Justiça.

A ferramenta, de forma similar ao que faz outras ferramentas de ODR disponíveis no mercado nacional, oferece basicamente um chat, facilitando a comunicação entre o consumidor e a empresa, visando à solução do conflito, com prazos específicos para cada parte se manifestar, até a avaliação final do consumidor.

Cabe ainda ressaltar que a resolução de conflitos online tem várias fases, em um primeiro momento os consumidores tentam se conciliar entre eles, se não obtiverem sucesso, entra a figura de um mediador para tentar a conciliação.  

Autor: Rhuan Gomes.