41 3095 9502

Facebook

Informativos - Recifran: Um projeto de reintegração e sustentabilidade

O SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade) é uma organização que dá origem a onze projetos sociais em três estados da federação. Apoiando os mais pobres e excluídos, moradores de rua, idosos, dependentes de álcool ou drogas, crianças em que residem nas favelas, migrantes e outros.

Tem como objetivo desenvolver atividades e ações de solidariedade, que vão desde o alívio do sofrimento humano até a transformação social. Embasando se nos direitos sociais, humanos e ambientais, voltada para construção da justiça socioambiental.

A Lei 12.101/2009 aborda sobre às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social com a finalidade de prestação de serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação.

O SEFRAS passou a ser reconhecido como uma pessoa jurídica no ano de 2009 por causa da Lei 12.101/2009, embora tenha começado suas atividades no ano de 2003.

De acordo com a artigo 01º da Lei 13.019/2014, institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, mediante a execução de atividades ou de projetos, esta nova regulamentação serve para dar mais segurança jurídica as organizações da sociedade civil.

Um dos principais projetos do SEFRAS é o Recifran, localizado no bairro Liberdade na cidade de São Paulo. Um lugar onde trabalha com a reciclagem e inclusão social, seu principal público são pessoas em situação de rua.

 O objetivo do Recifran é integrar essas pessoas no mundo do trabalho para que possam adquirir sua autonomia e liberdade, podendo assim se reconstruir em uma sociedade e promover seu caminho profissional e psicológico.

Para que isso aconteça, é necessário um acompanhamento individual com assistente social, sendo assim uma forma de inclusão produtiva e uma maneira onde os participantes consigam receber o auxílio adequado para controlarem ou pararem com o uso de álcool e ou drogas.

Restabelecer vínculo com seus familiares, se alimentar adequadamente, ter encaminhamento para albergue, fazer acompanhamento com assistente social e largar os vícios são os princípios do Recifran. Ou seja, o projeto espera ser uma oportunidade de saída para a situação em que vive a população de rua.

Além da reintegração social, este projeto se preocupa com o meio ambiente e a devida separação dos lixos recicláveis, mensalmente conseguem reciclar em média vinte toneladas de resíduos sólidos.

Atualmente o projeto já tem auxilio da Prefeitura de São Paulo, sendo assim, diversos caminhões de lixo já descarregam suas coletas de resíduos sólidos recicláveis no terreno do Recifran.

O projeto tem duração de dois anos, em alguns casos podendo se prolongar por um pouco mais de tempo, hoje o serviço conta com 50 participantes entre dezoito de sessenta anos, muitos deixam o local antes de completar o limite de tempo por terem a oportunidade de trabalhar em cooperativas maiores e dar início a sua vida profissional.

 

Escrito por Isabela Prestes.